Desenvolvimento de Carreira via Processo de Individuação Sistémica

Criei o Processo de Individuação Sistémica em 2015, tendo vindo a aprimorá-lo ao longo do tempo, aliando o melhor do Coaching Profundo (Ferramentas de Psicologia Analítica) e da PNL (estrutura e mapas mentais), às Teorias Científicas de Construção e Desenvolvimento da Carreira via protonarrativas.

O programa está desenhado para promover o entendimento das dinâmicas que ocorrem dentro e fora de si, conduzindo o diálogo entre o seu mundo consciente (Persona e Ego) e o seu mundo inconsciente (Sombra, Complexos, Anima/Animus e Self), reconhecendo todas as camadas que compõem a sua mente (um arquétipo humano).

Partindo do pressuposto da Psicologia Analítica, que o Ser Humano vibra em simultâneo em duas frequências, existe sempre uma profunda e intensa associação entre tudo o que se passa fora e a totalidade do que se passa dentro. Possui assim, todas as respostas dentro de si, à espera de serem reveladas, recorrendo ao que é arquetípico e inato em si- corpo, mente e respirações intencionais, integrando passo a passo, tudo aquilo que é, sendo inevitavelmente reconhecido(a) pelos demais e contextos que frequenta, no decorrer do processo, por transparecer um brilho magnético e uma forma peculiar de estar, que aconchega as próprias portas sensoriais, dos outros e dos sistemas, sendo que passa a exercer os seus diferentes papéis de Carreira, através do Sol Psíquico, que ilumina e aquece tudo aquilo que pensa, vê, ouve, cheira, sente, intui e toca.

O Programa destina-se a pessoas diferenciadas, na segunda fase da vida, com o ego bem estruturado. Já atingiram o suposto socialmente, mas sentem em silêncio uma espécie de vazio, que nada nem ninguém preenche. Segundo Carl Gustav Jung, trata-se de um apelo natural da psique, para que se desenvolvam na totalidade, sendo tudo aquilo que são capazes de ser psicologicamente, destacando-se do coletivo pelo que mostram de diferenciador e pelo que sentem ao atingir o ponto ótimo de realização, percecionando que aplicam pouca energia e fluem no que fazem, vivenciando os opostos e voltando rapidamente ao estado de mente neutral- em equilíbrio, que reconhece as oportunidades e as ameaças nas diferentes polaridades que a mente vivencia, para nos alertar e proteger.

Parte do presente e recorre ao passado, sempre que relevante, apontando para o futuro, enquanto se realiza o processo de individuação sistémica- o indivíduo tornar-se em si mesmo entre sistemas, através da sua própria  história, única e reveladora, que lhe permite alcançar níveis de consciência únicos, que quem permanece na Persona e no Ego é incapaz de alcançar, aceitando eficientemente tudo o que é, luz e sombra, reconhecendo a congruência eficaz entre o que diz,  faz, mostra e sente interiormente, plenitude e bem-estar.

Isabela Oliveira


Partilhar: