Desenvolvimento de Carreira via Processo de Individuação Sistémica

O Processo de Individuação Sistémica, foi desenvolvido pela "Paleta de Recursos". Alia o melhor do Coaching e da PNL (estrutura, ferramentas e mapas mentais), às Teorias científicas de Construção e Desenvolvimento de Carreira, às Leis Fenomenológicas da Sistémica e ao Mapeamento Junguiano da Psique.

Promove o entendimento do indivíduo sobre as dinâmicas que ocorrem dentro  e fora de si, conduzindo o diálogo entre o mundo consciente (Persona e Ego) e inconsciente (Sombra, Complexos, Anima/Animus e Self).  Parte do pressuposto que vibramos em duas frequências em simultâneo, existindo sempre uma profunda e intensa associação entre tudo o que se passa fora e a totalidade do que se passa dentro.

A pessoa tem todas as respostas dentro de si, esperam por ser reveladas, de forma fluida e bem perceptível para o próprio no exercício de diferentes papéis e na envolvente, que lhe reconhece um brilho especial e uma forma peculiar de estar.

Destina-se a pessoas diferenciadas, na segunda fase da vida, com o ego bem estruturado. Já atingiram o suposto socialmente, mas sentem em silêncio uma espécie de vazio, que nada nem ninguém parece preencher. Segundo Carl Gustav Jung, trata-se de  um apelo natural da psique, para que se desenvolva na totalidade, destacando-se do coletivo pelo que mostra de diferenciador, sentindo o ponto ótimo de realização, ao percecionar que aplica pouca energia e  flui.

Parte do presente e recorre ao passado (quando relevante), apontando para o futuro, enquanto se realiza o processo de individuação- o indivíduo tornar-se em si mesmo, reconhecendo congruência entre o que diz, o que faz/mostra e o que sente interiormente.

Isabela Oliveira


Partilhar: