O que é o Psicodrama?



2021-08-24

O Psicodrama é uma ferramenta de desenvolvimento intra e interpessoal, criada pelo Médico, Psicólogo, Filósofo e Dramaturgo Jacob Levy Moreno, pioneiro no estudo da terapia em grupo. Moreno dizia que o homem é um ator de Deus, no palco do Universo e que para manter a sua sanidade mental, precisa de saber ser flexível entre papéis.

Moreno convida-nos através do jogo e da espontaneidade, a experienciarmos diferentes papéis, nomeadamente perante eventos desafiantes, dolorosos ou mesmo traumáticos, que ocorreram no passado e afetam o presente. Tal e qual como num jogo, sentimos-nos seguros ao reproduzir vivências conhecidas e assim vamos tomando cada vez mais consciência das representações mentais e físicas que repetimos infinitas vezes e inconscientemente, até que pela observação dos diferentes papéis, que vamos expondo, encontramos novos significados, ressignificando as experiências, passando para um novo nível de discernimento e de comportamentos repletos de possibilidades.

No Psicodrama, começa-se com a técnica do duplo, onde se verifica ainda indiferenciação do "Eu" e do "Tu", percecionando-se as necessidades/drama do sujeito para atendê-lo. Passa-se para a técnica do "Espelho" onde se reconhece o "Eu", sendo que o sujeito perceciona uma imagem de si próprio/da sua identidade através do facilitador. E finalmente reconhece-se o "Tu", com a inversão de papéis, que conduz ao encontro dos significados afetivos e simbólicos de um para outro. Assim, com esta ferramenta, investiga-se e desenvolve-se novas possibilidades de relacionamento connosco e com o(s) outro(s), encontrando-nos com o bem-estar e proporcionando o mesmo nos contextos em que nos movemos.

Isabela Oliveira


Partilhar: