Porque sinto alguns dos sintomas supra, terei feito algo de errado?

2019-12-26

Fez o que estava 'aparentemente' correto e o melhor que soube no momento. O certo ou errado, são condicionamentos sociais, provocados por crenças de outros, nada terá que ver consigo.

Provavelmente quando se permite estar quieto(a), começa a sentir alguma espécie de mal-estar e como ninguém lhe ensinou a gerir emoções primárias, ficará sem saber o que fazer. Talvez queira distrair-se para esquecer, é típico. Sai para beber um copo, ver um filme ou liga a alguém a deitar conversa fora. O que quer que seja para desviar-se do que sente. E mais cedo ou mais tarde, de tanto reprimir, dará por si a explodir (de raiva, de tristeza, de medo ou até alegria histérica) porque o inconsciente dá-lhe sinais. Ou então vai atrair pessoas ou situações para lhe projetarem as suas sombras (tudo aquilo que lhe incomoda).

Há acontecimentos externos que ativam em si determinados complexos, originados no passado e podem remontar a:

- Algo negativo que aconteceu na infância/juventude e que deixou marcas físicas ou psíquicas que teimam em reaparecer até que as enfrente;

- Problemas acumulados neste trajeto de sucesso (exemplos: um sentimento de ter sido atraiçoado por algum parceiro de negócio; de não ter feito o suficiente por alguém ou sentir que outros não fizeram o devido; uma relação amorosa infeliz);

- Um foco cada vez maior na aparência e nos resultados externos racionais e conscientes e um afastamento inconsciente do “eu” profundo, sem parar para refletir e expressar o que sente.

Passou a primeira fase da vida, a ter de usar uma ou várias máscaras ou a representar papéis que o(a) impediram de ser autêntico(a), com receio de não ser aceite, amado ou criticado. Manteve-se onde estão pelo menos 80% das pessoas. Na Persona, na camada mais superficial da psique, na imagem do que “deve manter para o exterior”, que estará incongruente com o que sente interiormente, que é o seu self, o sol do seu universo psíquico a querer manifestar-se.

Isabela Oliveira


Partilhar: