Sobre Si- Uma Pessoa de Sucesso aparentemente sem problemas

É certamente uma pessoa de sucesso. Realizada e respeitada profissional e socialmente!?

E ao nível pessoal? Aparentemente sim, mas não será uma máscara que desenvolveu para proteger-se, evitar magoar-se, melindrar, desagradar ou desiludir alguém? Em que momento(s) terá reprimido o seu verdadeiro Eu? Terá sido em casa, na escola, no trabalho, num espaço de lazer ou numa qualquer relação de intimidade, amizade ou proximidade?

Desde tenra idade, quer tenha consciência ou não, foi influenciado(a) e condicionado(a) pela sua envolvente. Diziam-lhe o que era certo ou errado. Um manual repleto de instruções. Num mesmo contexto, poderia variar o repertório, consoante o emissor. Criou crenças e mecanismos de defesa, tipicamente inconscientes, e passou a "primeira fase da vida" em constante adaptação ao exterior para ser aceite e reconhecido(a). Acabou por ignorar e deixar subdesenvolvidas características únicas e diferenciadoras que armazenou no seu repertório inconsciente.

Adquiriu o suposto socialmente, como: estatuto profissional, a(s) casa(s), o(s) carro(s), as férias de "sonho", a sua própria família ou quem sabe já experienciou o divórcio e encontra-se na "segunda fase da vida". Contudo o auge da felicidade está aquém do que imaginava. Sente, por vezes, uma espécie de vazio, aquela sensação que lhe falta algo. 

O processo que está a vivenciar é natural e ocorre precisamente na segunda fase da vida. Trata-se de um apelo natural da psique para desenvolver-se na totalidade e sentir-se a acontecer num estado de fluxo, onde os desafios são estimulantes face às competências que sabe possuir e as que pode ainda melhorar com treino e apetência natural para saber mais, ganhando assim mestria em algo que pode fazer a diferença, face à normalidade e colocar ao serviço do coletivo, por servir a todos.

Já percecionou que ter mais recursos materiais não lhe aumenta a felicidade, o que tem procurado fora está bem dentro de si. Invista no seu conteúdo psíquico e surpreenda-se com o resultado, além de intenso é duradouro!

 

Contacto: paletaderecursos@paletaderecursos.pt

 


Partilhar: