A liderança é independente da função e do contexto

A liderança é uma forma de estar e atuar diferenciadora, qualquer que seja o contexto e o papel de vida (e.g.: Aluno, Pai, Profissional, Amigo e Cidadão). Ressalta sempre o que existe de mais puro e distinto na experiência humana, a capacidade de catalisar as competências humanas e sociais.

Segundo Cardoso, Cunha e Rego (2007, cit. por Oliveira, 2014)  a Liderança é a capacidade de um individuo influenciar, motivar e habilitar outros a contribuir para a eficácia e sucesso das organizações, de que são membros (p. 13). Para Yukl (1998, cit. por Oliveira, 2014) a liderança é um processo através do qual um membro, de um grupo ou organização, influencia a interpretação dos eventos pelos restantes membros, a escolha de objectivos e estratégias, a organização das atividades de trabalho, a motivação das pessoas, a manutenção das relações de cooperação, o desenvolvimento das competências, a confiança dos membros e a obtenção da cooperação de pessoas exteriores ao grupo ou organização. 

A força e o privilégio de ser-se acompanhada por líderes carismáticos, em diferentes sistemas de vida, molda inevitavelmente os nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e resultados.  Catalisa-se naturalmente a Bondade ao satisfazer-se as necessidades legítimas com total empatia. A Educação e Respeito, perante qualquer cenário ou pessoa. A Disponibilidade para cooperar e transformar fraquezas em forças. O Interesse em escutar e aprender sempre algo novo. A Honestidade ao esclarecer com verdade, criando Confiança e grande Compromisso parte a parte. Gosto em partilhar o que funciona, priorizando-se sempre o bem-estar e concomitantemente os resultados de cada indivíduo, equipa, organização e sociedade, sem qualquer necessidade de protagonismo.

Um líder diferencia-se facilmente, seja numa família, numa empresa, numa tribo, numa igreja e mesmo num funeral. Basta treinar-se a atenção plena, observar o que se destaca e quem, como faz, quando e porquê. Há sempre alguém que nos inspira e convém manter por perto, faz com que nos responsabilizemos livremente por darmos o nosso melhor a cada dia e por atingirmos maiores resultados.

Quem exerce a essência da liderança contribui para o maior império possível. Materializa uma direção com sentido e significado, que serve a todos e ao todo. 

Isabela Oliveira


Partilhar: