Se é Mulher descubra o seu caminho. Se é Homem identifique a sua Deusa

Jean Bolen, analista junguiana, pesquisou a mitologia grega e identificou 7 arquétipos na psique inconsciente das Deusas. Sendo o conceito de arquétipo aquilo que acontece em qualquer lugar e momento histórico (Jung),  identificará facilmente os diferentes arquétipos nas mulheres que conhece e no que os homens inconscientemente atraem/procuram.

 1. As Deusas Virgens

São independentes e ativas. Virgens moralmente por fazerem o que entendem, em respeito pelos valores nuclerares, sem se deixarem afetar pelo coletivo ou necessitarem de aprovação, de quem quer que seja. Nada tendo que ver com o facto de serem intocadas sexualmente.

Enquadram-se nestas Deusas:

  • Atenas- A deusa da sabedoria e das artes. Vive intelectualmente, sendo lógica, estrategista e autoconfiante. Conviveu com os homens como uma igual. Atualmente compete lado a lado com eles. Escolhe privar com homens poderosos e de sucesso, por se identificar com a polaridade masculina. Representa o arquétipo da filha do Pai. Nasceu adulta e desconhece a mãe ou esta passou-lhe ao lado.
  • Ártemis- A deusa da caça e da lua. Selvagem, guerreira e constante no objetivo. É tudo ou nada. É autoconfiante e forte, vive nas matas, acompanhada de lobos. Desviou-se do convívio com os homens, endureceu-se, mas quando os atrai, eles mostram-se dependentes e carentes. Afasta-os assim que ganha lucidez de espírito. Feminista convicta, rígida e individualista. Constitui o arquétipo da irmã.
  • Héstia- A deusa do fogo, da lareira e do lar. Reservada, aprecia a quietude da solidão. Tem uma enorme força interior que se manifesta na introspecção. Reprimiu a sua feminilidade para evitar atrair o interesse masculino. Recolhe-se em tarefas que respeitam ao lar, tomando conta da casa de forma contemplativa.

 

2. As três Deusas Vulneráveis 

  • Hera- A Deusa do casamento. Este tipo de mulher sonha com o casamento. É sensível e empática com os outros, sendo dependente do marido e defende-o sempre, mesmos que só diga e faça baboseiras. Estudo e trabalho é secundário. Tem poucas amigas e os filhos são um protocolo. Separação ou viuvez é o seu maior martírio. Com ira, torna-se assustadora e destrutiva. Os homens frágeis psicologicamente escolhem estas mulheres para apresentar socialmente. Elas dificilmente pedem o divórcio.
  • Deméter- A Deusa do cereal (nutrição física, psicológica e espiritual) e a deusa Mãe (Gestação). O homem para esta mulher é um meio para atingir o sonho/desejo de ser Mãe. Tem "síndrome do ninho vazio", regra impede os filhos de crescer, que muitas vezes mostram dificuldade em casar, sendo já quarentões e ainda vivem com a mãe, ou vivem sozinhos, tendo a Mãe a chave para cuidar da casa, da roupa e do jantar. Este tipo de mulher atrai homens imaturos, egocêntricos e sociopatas. A raiva nestas mulheres é somatizada em fadiga, enxaquecas, dores de costas e autossabotagem de todas as formas e feitios.
  • Perséfone- A Sacerdotisa. Governa o mundo invisível. Necessita de ser conduzida, porque nunca sabe o que quer, nem o que fazer ou como. Representa a filha obediente, faz tudo para agradar a mãe, que a auxilia nas compras, com os filhos e até na escolha das amizades. É recatada e passiva, sempre dependente. Adapta-se aos desejos do homem. Este tipo de mulher atrai homens inexperientes que se sentem desconfortáveis com mulheres maduras e poderosas. Têm a sexualidade adormecida, são submissas e falta-lhes paixão. São instáveis no emprego. Regra deprimem na meia-idade, lidam mal com a fase da maturidade, sendo que sempre foram atrativas, apesar de ingénuas, acabam por isolar-se do mundo que as rodeia e voltam-se para o interior.

 

3. A Deusa Alquímica/transformadora

Afrodite- A Deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Tem um enorme poder de transformação e criatividade. Atrai, une, fertiliza, faz a incubação e volta a criar. Harmoniza os aspetos das deusas virgens e vulneráveis. É impulsiva, determinada em viver intensamente e em possuir vários relacionamentos afetivos. Faz com que os homens se sintam importantes e especiais ao seu lado, despertando-os para o seu melhor. Ao mesmo tempo, são recetivas e doadoras. Possuem uma vivacidade, sensualidade e espontaneidade natural, pelo que são tipicamente muito carismáticas.

As 7 deusas juntas mostram a totalidade das qualidades humanas, representando os padrões possíveis de comportamento e os traços de personalidade. Perceber como as mulheres funcionam psicologicamente promove a compreensão dos conflitos intrapsíquicos e a harmonia (interior e exterior). Pois é no reencontro com os outros, que nos reencontramos a nós mesmos.

 

Isabela Eunice


Partilhar: