Técnicas de Hipnose e de PNL para resultados rápidos e responsáveis

As técnicas de hipnose e de PNL são processos de comunicação programada entre consciente e inconsciente, que permitem alterar o foco de atenção do sujeito, pelo acesso provocado a novos recursos, experiências, pensamentos, emoções, crenças, comportamentos e perceções.

De todos os conhecimentos nestas temáticas, há um que faz toda a diferença, nos resultados que obtemos. Trata-se de saber que o inconsciente anula a palavra "não", o que nos alerta para atentarmos ao que sugerimos no processo de pensamento e de verbalização. Já vai entender. Se lhe disser "não pense na cor laranja", o que faz? Pensa logo na cor laranja.

Se disser a uma criança "não corras", ela vai correr, porque inconscientemente ouviu que corresse e inconscientemente disse-lhe que corresse. Se pensar no que quer, provavelmente que a criança pare, diga-lhe por exemplo "pára já", e aí, é possível que pare.

Outro exemplo, ao querer deitar uma criança, ferrada de sono, que lhe diz, "NÃO TENHO SONO", experimente verbalizar suavemente "eu sei que não tens sono, mas precisas de descansar". Isto acontece porque a negação só existe na linguagem, sendo inexistente na experiência (Grinder e Bandler, 1984)

A negação é particularmente eficaz para utilizar-se com pessoas que tipicamente respondem o oposto, têm o que se denomina de resposta de polaridade. Se eu disser ao meu colega Felisberto "Estás a ficar cada vez mais descontraído" e ele se contrair, isso é uma resposta oposta. Chamamos a isso resistência, mas essas pessoas são muito responsivas, só que na direção inversa às instruções. Para isso, só precisamos de dizer-lhes para não fazerem, tudo o que queremos que  façam. Se o Felisberto se mostrar muito stressado e eu quero que esteja calmo, só tenho que verbalizar algo do género "não quero que te sintas tranquilo, nem calmo". E terminando pergunto-lhe "não estás a ficar mais calmo, pois não?" 

Podemos fazer auto-hipnose para induzir estados, tais como: relaxamento, ativação de energia, imaginação e criatividade. É muito útil saber-se aceder, a cada momento, a recursos, que existem dentro de nós e conduzem a melhores resultados. Da mesma forma, podemos utilizar as mesmas técnicas para cooperarmos com os nossos semelhantes, ajudando-os a obter melhores estados emocionais e consequentemente resultados mais possibilitadores. 

Isabela Eunice


Partilhar: