O que é o consciente e o inconsciente?

consciente é a camada mais superficial da nossa psique. Segundo a Neurociência a perceção subjetiva que conseguimos captar de nós próprios é de 1 a 5%. Tudo o resto reside ao nível do nosso inconsciente, influenciando e moldando os nossos comportamentos.

Vários pesquisadores reconheceram a existência do inconsciente pessoal, destaco Jung, que analisou  profundamente a psique. Para o autor, o inconsciente pessoal tem que ver com a nossa história individual, com o que  vivenciamos e herdámos dos nossos ancestrais. É povoado pelos nossos "complexos" que foram esquecidos ou reprimidos, por terem sido irrelevantes ou por terem causado dor ou mesmo trauma.

Jung identificou  ainda uma camada mais profunda do inconsciente, que é impessoal e universal. Habita em nós. Mantém-se no tempo e espaço, com conteúdos e formas de comportamento semelhantes em toda a parte e em todos os indivíduos É herdado arquetipicamente e modela alguns conteúdos psíquicos. Trata-se do inconsciente coletivo, que é povoado pelos arquétipos-imagens universais, ensinamentos tribais, que encontramos nos mitos e contos de fadas, sonhos e na religião. Representam o modelo básico do comportamento instintivo e cultural.

A mente consciente julga e avalia, já a mente inconsciente é criativa e intuitiva, sendo projetada nos demais, até que integremos o que nos é mostrado pela expansão da consciência e possamos elevar os nossos comportamentos e consequentemente os resultados.

 

Isabela Eunice


Partilhar: